Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Entre os aspectos que chamam mais a atenção de quem está buscando um imóvel para comprar, o preço figura como um dos principais. É natural que seja assim, uma vez que o valor do bem é um ponto-chave para a negociação, mas existem outros custos que precisam ser considerados, já que boa parte deles exigirá a reserva de um capital extra para o pagamento.

Confira neste post quais são as principais taxas de imóveis que você precisa conhecer!

Corretagem

Grande parte das transações imobiliárias é intermediada por um corretor de imóveis, e é muito conveniente que seja assim. Afinal, o corretor é o profissional capacitado para buscar o imóvel mais apropriado para quem está comprando e também é ele que conduz as tratativas para a negociação.

Pelos serviços que presta, o corretor faz jus a uma comissão, que é definida por um percentual do valor do imóvel negociado. Esse percentual varia de estado para estado e é estabelecido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de cada um deles.

No estado do Paraná, por exemplo, a comissão na venda de imóveis urbanos é de 6% sobre o valor do imóvel, enquanto em Minas Gerais esse percentual varia entre 6% e 8%. Porém, em um mesmo estado a comissão pode variar, considerando se a venda é de um imóvel de construtora ou de um particular.

De modo geral, o valor da corretagem está embutido no preço do imóvel.

ITBI

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo municipal que deve ser pago pelo comprador no momento em que ele assume a propriedade do imóvel. Também é cobrado um percentual sobre o valor do bem, que varia de município para município.

Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, a alíquota é de 3%, enquanto em Curitiba (PR) o ITBI vai da isenção até o percentual de 2,4%, de acordo com o valor do imóvel.

Portanto, para certificar qual é a alíquota do ITBI a ser paga é preciso consultar a prefeitura do município onde a negociação está acontecendo.

Serviços de assessoria técnico-imobiliária

A negociação de um imóvel envolve uma série de rotinas burocráticas que são necessárias para dar segurança jurídica à transação. Por exemplo, é preciso fazer a análise da documentação do vendedor, do comprador e do próprio imóvel, além de elaborar o contrato de compra e venda.

Para que esses serviços sejam prestados de maneira apropriada, é necessária a assessoria de um advogado, que recebe da imobiliária um valor — que é negociado individualmente com cada profissional.

Taxas cartoriais

Para existir legalmente, todo imóvel precisa ter uma escritura, que é o documento que estabelece a origem do bem e também o direito de propriedade sobre ele. Como ocorre com a Certidão de Nascimento de uma pessoa, essa escritura deve ser lavrada por um cartório.

Além disso, para que a escritura seja de conhecimento público e possa servir como prova de que determinada pessoa é a proprietária do imóvel, é necessário que ela seja registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Nos dois casos — da escritura e do registro — é preciso que a pessoa que está comprando pague os custos cartoriais.

De acordo com as característica da negociação, também pode ser necessária a emissão de outros documentos pelo cartório, com custos específicos. Por exemplo, pode ser necessária a emissão de uma Certidão Negativa de Ônus Reais, que atesta que um imóvel está livre de qualquer impedimento para ser vendido.

Financiamentos

Os bancos também cobram taxas para a liberação de financiamentos e, em alguns casos, pela avaliação do imóvel a ser financiado. É importante conhecer essas taxas antes de assinar o contrato do empréstimo.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre as taxas de imóveis ou sobre qualquer outro assunto imobiliário, entre em contato conosco! Teremos grande satisfação em ajudar!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021