Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Existem diversas maneiras de investir no setor imobiliário. Enquanto alguns preferem casas, outros gostam de apartamentos em condomínio, e ainda há aqueles que optam por salas comerciais. No entanto, comprar um lote tem se mostrado uma alternativa bastante promissora, mesmo com o período conturbado na economia brasileira.

Especialmente para quem pensa em construir, a aquisição de um terreno pode ser altamente rentável e vantajosa. Além da valorização do dinheiro e da geração de patrimônio, certamente existem outras vantagens muito interessante para quem fizer essa opção.

Quer descobrir por que você deve comprar um lote para construir a sua casa e os cuidados que você deve tomar nessa negociação? Então confira o conteúdo a seguir!

Vantagens de comprar um lote

Economia

A economia é o principal motivo para muitas pessoas investirem em um lote. A razão é muito simples: adquirir um terreno e edificar uma casa sai muito mais em conta do que comprar uma propriedade já pronta.

É um bom negócio, especialmente porque você pode contratar profissionais que cobrem um preço mais justo e também buscar barganhas ou materiais em promoção. Dessa forma, é possível investir um pouco mais nos artigos que você considera essenciais, evitando desperdícios.

Mesmo o acabamento, que é a parte mais cara de uma obra, pode sair bem mais barato, pois você terá a chance de selecionar tudo de acordo com o seu gosto pessoal. Fazendo diversos orçamentos, pesquisas e até buscando oportunidades pela internet, a economia é tremenda.

Financeiramente, apesar do trabalho, é muito mais positivo começar do zero e fazer sua residência do jeito que você sempre quis.

Potencial de valorização

O potencial de valorização é um dos principais motivos para comprar um lote e construir sua casa. De maneira geral, imóveis são um bom investimento, mas quando falamos de terrenos, o retorno tende a ser ainda maior. Quando você constrói, você agrega valor ao local e ganha a certeza de que tudo poderá ser negociado por uma quantia muito superior à que você investiu.

Mesmo que sua intenção não seja a de vender, é sempre bom saber que o valor pago pelo lote, somado às despesas da obra, serão consideravelmente inferiores ao do resultado final, mesmo que imediatamente após o término da edificação. É sempre positivo ter a segurança de saber que seu bem será valorizado e que seu esforço foi aplicado em algo com retorno garantido.

Cronograma adaptável

Ao comprar um lote para construir a sua casa, você tem a prerrogativa de adaptar o cronograma da obra às suas necessidades, preferências e até suas possibilidades financeiras. Isso quer dizer que, se você ficou apertado, por exemplo, será possível diminuir o ritmo e gastar um pouco menos até que você possa se recuperar.

Da mesma maneira, se você conseguiu juntar uma quantia (caso entre um dinheiro ou se você receber o 13º salário, por exemplo), também será perfeitamente possível acelerar o passo da construção e antecipar prazos. Ou, então, comprar mais materiais e utilizá-los de acordo com sua vontade.

Possibilidade de personalização

Outro fator positivo de comprar um lote para construir a sua casa é que você poderá edificar o imóvel ideal para a sua família. Tudo será completamente personalizável, atendendo às necessidades, demandas e preferências de todos os moradores.

Precisa de dois ou mais carros? Amplie a garagem. Tem muitos filhos? Aumente o número de quartos. Gosta de cachorros? Invista em um bom quintal. Com essas alternativas, você faz um projeto perfeito para exatamente o que você precisa, o que traz mais conforto, qualidade de vida e garante um investimento perfeito.

Dicas para comprar um lote

Analise a localização

O primeiro passo para comprar um lote é escolher bem a sua localização. Você deve observar se o bairro e o local exato do terreno são bem atendidos pela infraestrutura básica, contando com rede de água, luz, esgoto, internet, etc.

Outros tipos de facilidades, como bancos, áreas de lazer, restaurantes, farmácias, escolas, entre outros, são muito bem-vindos. Uma dica interessante é buscar lugares em franco crescimento.

Verifique se existem projetos ou obras em andamento de estações de metrô, shopping centers ou grandes empreendimentos imobiliários, porque isso valoriza bastante o valor do imóvel no futuro.

Visite o local

Depois de delimitar as suas regiões de interesse, o passo seguinte para comprar um lote é efetivamente visitar o terreno. Isso ajuda a ver se existem limitações físicas para construções, como grandes inclinações, eventuais encostas, proximidade de mangues e rios, entre outras. Se possível, leve um profissional de arquitetura ou engenharia para ajudá-lo.

Desconfie também de preços muito baixos. O mercado é repleto de ofertas que, a princípio, parecem um grande negócio, mas depois se revelam uma tremenda furada. Custos elevados em fundações e contenções de arrimo, por exemplo, transformarão uma eventual pechincha em um grande peso no orçamento.

Observe a documentação

Terrenos, como qualquer outro tipo de propriedade, podem vir com sérios problemas de documentação se o comprador não tiver olhos atentos. Por isso, é essencial conferir se os documentos estão em dia.

Cheque o registro no Cartório de Registro de Imóveis da cidade e peça as guias pagas do IPTU. Também é possível conseguir uma certidão negativa de débitos na prefeitura, para se eximir de futuras responsabilidades.

Além disso, use a internet a seu favor. Procure dados sobre a empresa que está vendendo o lote. Veja se existem queixas em sites de reclamações ou órgãos de defesa do consumidor. No caso de pessoa física, faça o mesmo tipo de busca com o nome e o CPF do vendedor.

Fechado o negócio, as preocupações não cessam: você deve providenciar o mais rápido possível a atualização do registro no Cartório de Registro de Imóveis para o seu nome. Isso evita qualquer tipo de desentendimento ou problema com o antigo proprietário.

E então, descobriu por que você deve comprar um lote para construir a sua casa? Tomando os cuidados certos e fazendo boas escolhas, você tem tudo para conseguir um negócio lucrativo e que pode impactar muito positivamente a sua vida econômica e pessoal!

Restaram dúvidas? Não deixe de comentar!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021