Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Comprar a casa própria é um dos maiores investimentos da vida, e é por isso que demanda muito planejamento e cuidado na decisão. Para quem não tem condições de quitar o bem à vista, existem diversas opções de financiamento disponíveis, que apresentam condições cada vez mais compatíveis com o poder de compra de cada um.

Caso você já tenha passado por outro processo parecido, deve saber que a aquisição de um imóvel envolve diversos fatores e que, ao mesmo tempo, sempre é possível de ser finalizada com sucesso.

Acredita que está pronto para comprar a casa própria? Então siga as nossas recomendações!

1. Verifique a condição de financiamento

Procurar por imóveis que atendam às necessidades do futuro morador é sempre uma boa forma de começar a planejar. No entanto, muita gente comete o erro de pesquisar sem antes conferir as condições de financiamento junto ao banco.

Imagine que você tenha dedicado um longo período para a procura da casa perfeita e, quando decide fechar negócio, percebe que o limite disponível para fazer o empréstimo não é o suficiente. Frustrante, não?

Para evitar imprevistos e desapontamentos, a dica é realizar uma simulação com diferentes bancos antes de sair pesquisando imóveis. Mesmo que você tenha uma agência preferida, o ideal é que se conheça as condições de todos os bancos, já que sempre poderá encontrar aquele com oportunidade mais acessível.

A vantagem é que a maioria das simulações são gratuitas e ajudam você a ter uma base de quanto poderá investir no financiamento. Realizada a simulação, faça um teste no mês seguinte: reserve o montante que seria usado no empréstimo para saber se terá condições de destinar essa parte da renda – todo mês – para a nova casa.

2. Avalie o contrato com cuidado

Por mais atrativa e bonita que a nova casa possa parecer, contenha a empolgação e não assine o contrato sem antes avaliá-lo com cuidado. Se for preciso, dedique um bom tempo para a leitura do mesmo, procurando possíveis detalhes que não estejam de acordo com o bem apresentado.

Para não correr o risco de ficar em desvantagem, o ideal é que se faça pelo menos três visitas ao imóvel antes de passar a caneta no documento. Priorize o período diurno e observe todos os detalhes de cada cômodo, a fim de conferir se todos estão em boas condições de uso e sem defeitos de execução.

Formalizar e registrar todos os acordos em documento é a melhor forma de se proteger contra fraudes e o descumprimento de serviços. Assim, se o contrato apresentado não descreve todas as decisões e responsabilidades das partes envolvidas, o ideal é solicitar revisão e conversar com o vendedor ou corretor para que um novo contrato seja elaborado. Com esse cuidado, você evita a dor de cabeça gerada com uma decisão imatura.

3. Confira o manual do proprietário

A maioria dos imóveis hoje possui um memorial descritivo rico em detalhes, que pode ser conferido em forma de manual pelo comprador. Solicite o mesmo ao proprietário e atenha-se à informações dos elementos de acabamento, materiais utilizados, estruturas e outros itens que considera relevantes na nova casa.

Poder contar com esse manual faz toda a diferença na hora de cobrar as características que foram ofertadas no anúncio da residência, por isso, faça questão de realizar a leitura para comparar informações.

4. Evite confronto durante as negociações

Considerando a importância da negociação para o sucesso de ambas as partes, é fundamental que compradores e vendedores trabalhem em conjunto. Pode parecer exagero, mas a boa convivência entre os envolvidos nem sempre acontece durante um processo de compra e venda de imóvel. Isso porque boa parte das pessoas costumam entrar em um negócio cheias de expectativas e exigências, ao passo que pouco se esforçam para obter a simpatia do outro.

Sabemos que conter o ânimo em um momento tão decisivo e cheio de ansiedade nem sempre é fácil, porém, repensar as próprias atitudes antes de agir pode ser a chave para a criação de uma boa relação entre comprador e vendedor. Com respeito mútuo, a conquista de uma casa sem complicações é quase certa e você verá que nem precisou se esforçar tanto para isso.

5. Conte com a ajuda de um corretor

Seja para auxiliar na procura inicial de imóveis ou na avaliação das condições de uma casa, é fato que o corretor é o profissional mais capacitado para isso. Com conhecimento de mercado e condições de investimento, o corretor poderá ajudá-lo a tomar decisões com mais confiança e segurança.

Além disso, tanto imóveis novos quanto usados precisam ser bem observados antes da compra, e com ajuda profissional qualquer detalhe ou problema é identificado facilmente.

Você pode também descrever as características que deseja em uma nova casa para o corretor, que fará um levantamento das principais opções disponíveis e levará em conta o seu poder de compra no momento.

Para uma experiência mais tranquila, não se esqueça de conferir se o profissional contratado está registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Essa informação pode ser facilmente acessada no próprio site do conselho.

6. Pergunte e tire suas dúvidas, sempre

Na hora de comprar um imóvel, ter o perfil de consumidor curioso é uma vantagem enorme. Isso porque perguntar e tirar todas as dúvidas que surgem na cabeça é uma forma eficiente de garantir o sucesso na negociação.

Se você é uma daquelas pessoas que têm certo receio de questionar a outra parte, lembre-se que uma casa é um bem valioso e também um investimento para o futuro. Sendo assim, acha que poderia se contentar com uma decisão arriscada pela falta de atitude?

Pense no bem-estar próprio e da sua família na hora de tomar sua decisão. Não tenha vergonha, pergunte sobre tudo o que tiver vontade, pois é seu direito. E não hesite em conferir a veracidade das informações contidas em cada documento.

Para quem não está acostumado, essa atitude pode até parecer chata e desnecessária, mas com certeza faz parte da rotina de quem conquista os benefícios próprios com sucesso. Faça a sua parte como decisor e garanta uma vida mais feliz na nova casa.

Ficou com alguma dúvida ou tem contribuições para o post? Deixe um comentário!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021