Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Vivemos em uma época de massiva verticalização dos centros urbanos, aumentando cada dia mais a quantidade de pessoas por metro quadrado, e, consequentemente, gerando problemas recorrentes de vizinhança.

Barulhos excessivos, obras não autorizadas, em horários inadequados ou que possam causar e/ou estejam causando danos à imóveis próximos, armazenamento de itens que podem ser nocivos à saúde e segurança dos vizinhos, animais que perturbam o sossego ou até mesmo que se apresentem uma ameaça à coletividade são uma pequena amostra das situações que podem ser objeto da Ação de Dano Infecto.

Embasada nos artigos 1.277 a 1281 do Código Civil de 2002, que falam sobre o “Uso Nocivo da Propriedade”, permite que não só seja solicitada a suspensão ou interrupção do ato nocivo por aqueles que já estejam sofrendo, mas também por aqueles que se sintam ameaçados de sofrerem por tais atos em desconformidade com a lei, os regulamentos internos de condomínios e os bons costumes.

Um exemplo recente em que a Ação de Dano Infecto pode ser utilizada é contra obras (ainda que pequenas) de vizinhos que não tenham contratado Responsável Técnico devidamente cadastrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Recentemente, mais precisamente em 18 de abril de 2014, a Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT editou a norma nº 16.280, que regulamenta as reformas em edificações, tanto na parte das unidades como nas áreas externas, colocando como principal orientação a ser seguida a contratação de um responsável técnico em toda e qualquer obra, ainda que seja a simples instalação de um ar condicionado, a troca de um piso ou até mesmo a retirada de uma parede. Tal norma foi editada após as recorrentes tragédias ocorridas no sudeste do país, como no Prédio Liberdade na cidade do Rio de Janeiro, onde o que seria a simples retirada de uma parede numa sala comercial causou o desabamento de toda a estrutura, matando dezenas de pessoas.

É de interesse de todos e dever do Síndico fiscalizar se a obra que está ocorrendo tem a chamada Anotação de Responsabilidade Técnica-ART, emitida pelo CREA ou o Registro de Responsabilidade Técnica-RRT, emitido pelo CAU, afim de assegurar que a obra está sendo fiscalizada pelos órgãos competentes. Importante frisar que a norma criada pela ABNT não é lei, mas certamente será utilizada como parâmetro pela jurisprudência para responsabilização em uma ação de Danos Materiais ou mesmo na Ação de Dano Infecto, que sugere-se propor, dentre outras hipóteses, toda vez que se verificar o perigo iminente ou ocorrente em razão de obras fora da norma 16.280 da ABNT.

Ana Laura Eltz  – Advogada

OAB/RS 92.734

adv.anaeltz@gmail.com


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021