Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Você sabe que comprar um imóvel não é uma das negociações mais simples, além de todos os trâmites e burocracias é preciso estar atento às diversas condições antes de fechar um acordo, mas tudo isso vale a pena. As exigências nas documentações, a legislação e as várias páginas do contrato garantem que a negociação seja tranquila e segura, tanto para quem compra quanto para quem vende, mas, além disso, é importante que seja feito um passo a passo antes de iniciar um processo de compra.

Conheça a região e suas condições

Faça uma lista de pontos que você considera importante antes de fechar a negociação com uma imobiliária. Dê preferência aos imóveis que possuem uma localização próxima ao seu local de trabalho, se não for possível, selecione opções próximas ao metrô ou com facilidade de transporte público, avaliando sempre o tempo que será necessário para concluir seu caminho diariamente. Também dê preferência para imóveis que se encontram em bairros que possuem serviços como supermercados, padarias e escolas, desta forma você encontrará muito mais facilidade em seu dia a dia e também da sua família.

Encontrou o imóvel? Vá ao Cartório de Registro de Imóveis e à Prefeitura

Agora você já tem certeza do bairro que vai comprar um imóvel e até encontrou a opção que você procurava, então visite o Cartório de Registro de Imóveis do município e vá até a Prefeitura. Estes dois locais auxiliam você a ter certeza que este não é um imóvel irregular. Comprar um imóvel irregular pode levar você a encontrar diversos problemas e consultar a situação de determinado empreendimento é uma tarefa simples, qualquer um pode ter acesso à documentação e você não perde tanto tempo fazendo isso.

Sobre valores X localização

Antes de filtrar o valor que você está disposto a pagar vale a pena fazer um balanço entre valores X localização, muitas vezes você encontrará um empreendimento por um custo mais acessível, mas em um bairro mais afastado ou com menos segurança, enquanto uma região um pouco melhor terá um valor final maior, mas se você analisar o custo x benefício verá esta negociação como uma oportunidade. Outra dica é percorrer os empreendimentos na vizinhança e fazer uma pesquisa de custo, algumas vezes é importante questionar a razão pela qual valor cobrado aparenta ser superior ao esperado, por exemplo, o preço pago pelo condomínio pode ser maior no prédio que você está avaliando, mas pode ser que lá você encontre mais lazer, portaria 24 horas, quadras esportivas, piscina, uma garagem maior, etc.

O imóvel supre suas expectativas?

Você vai comprar o imóvel com a finalidade de moradia ou investimento? Se for moradia é imprescindível que o prédio ou o condomínio seja localizado em um bairro no qual você se identifique e, conforme mencionamos anteriormente, tenha facilidade na hora de encontrar as coisas que você precisa diariamente, além de características específicas, por exemplo, se em sua família mais que uma pessoa tem carro será preciso que a garagem tenha mais que uma vaga. Já se a sua finalidade é investir em um imóvel comercial é importante que ele esteja situado em uma rua movimentada, não seja ponto de enchentes ou assaltos, entre outros fatores que te proporcionarão mais facilidade ao alugá-lo para alguém interessado em iniciar um negócio.

Imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta é uma opção mais econômica, geralmente a distância do fechamento do negócio até o dia do lançamento oferece condições mais flexíveis, o comprador encontra menos burocracias, consegue se planejar melhor e, em algumas ocasiões, até encontra a possibilidade de alterar algumas coisas na planta e personalizar os cômodos. Apesar destes benefícios é importante tomar alguns cuidados. Pesquise a reputação da construtora para evitar problemas no futuro, economize um dinheiro para pagar alguns impostos que caem e aumentam em relação ao valor da parcela e esteja preparado para eventualidades.

O mercado imobiliário é um dos poucos segmentos que permitem investimentos de baixo risco, é uma opção que possui diversos pontos positivos e representa um ganho inestimável, uma vez que está relacionado à realização de um sonho, sem contar que é uma excelente opção de investimento que oferece estabilidade financeira a longo prazo.

 


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021