Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Sinal de independência e de progresso na vida, a casa própria está entre as principais metas da população brasileira. Porém, como a vontade e a necessidade nem sempre vêm acompanhadas de dinheiro suficiente para realizá-las, grande parte das pessoas acaba adiando a conquista ou a mantém apenas no campo dos sonhos inalcançáveis.

Porém, mesmo se não puder fazer a compra à vista, com o financiamento de imóvel você poderá concretizar os seus desejos. Confira nesse post 5 dicas que lhe ajudarão a obter o crédito perfeito para o seu perfil.

1. Entenda o seu orçamento

O primeiro passo que você deve dar é buscar compreender como anda o seu orçamento. Para isso, some todas as suas despesas do mês e as subtraia do seu rendimento mensal. O ideal é que você encontre um saldo positivo que seja suficiente para cobrir a prestação do financiamento.

Se o saldo for zero ou negativo, comece a cortar gastos onde for possível até que a situação consiga ser revertida.

2. Faça uma simulação

Fazer uma simulação de financiamento é uma forma prática para você compreender o valor da prestação que cabe no seu orçamento. As boas construtoras permitem que a simulação seja feita pela internet e sem nenhum compromisso. A partir das informações que obtiver, você já terá condições de escolher o financiamento mais apropriado para o seu perfil.

3. Escolha o financiamento de imóvel certo para o seu perfil

No Brasil existem várias linhas de crédito imobiliário, o que torna a casa própria acessível para praticamente toda a população. Portanto, você deve avaliar em qual deles você se enquadra de maneira mais confortável.

Com o financiamento direto com uma boa construtora, por exemplo, a aquisição do imóvel fica bastante facilitada. Ainda mais se o imóvel estiver na planta, o que permite que o negócio seja fechado sem grandes burocracias e com um pequeno sinal.

Outro exemplo de crédito fácil é o programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Por ele, mesmo pessoas com pouca renda conseguem obter o financiamento imobiliário. Além disso, existe a possibilidade de o governo pagar parte do imóvel, o que torna a negociação ainda mais fácil.

4. Esteja em dia com as instituições de crédito

No programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, não existem regras que restringem o crédito para quem está negativado. Porém, a pessoa que tem o nome sujo dá um claro indício de que a vida financeira não anda bem e isso, na prática, significa um problema para quem pretende assumir uma prestação.

Além disso, se o seu financiamento não for aprovado pelo programa do governo você terá que recorrer a outra linha de crédito que exigirá o nome limpo. Portanto, se você está nessa situação, o melhor a fazer é regularizá-la antes de buscar o financiamento.

5. Utilize o FGTS

Se você contribui com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) há pelo menos três anos, contínuos ou não, você pode utilizar o saldo da sua conta vinculada na compra do imóvel mesmo que ela esteja ativa. Contudo, é necessário que sejam cumpridos alguns critérios, como o imóvel estar na cidade onde você mora ou trabalha, por exemplo.

Porém, se o saldo está em uma conta inativa — que é aquela que não recebeu depósito desde o dia 31 de dezembro de 2015 — ele poderá ser utilizado livremente.

Se você deseja saber mais sobre financiamento de imóvel ou se quer dar a sua opinião sobre o assunto, deixe abaixo o seu comentário. Nós queremos saber o que você está pensando e teremos satisfação em esclarecer suas dúvidas.


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021