Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Família é tudo de bom: ela é a base para todas as conquistas e o apoio necessário em qualquer circunstância da vida. Por isso, muita gente decide continuar morando com os pais após casar.

Com a ideia de unir o útil ao agradável — ou seja, economizar sem abrir mão do aconchego com o qual está acostumado —, há quem teime em não sair de casa. Essa escolha tem suas vantagens, mas como fica o relacionamento do casal? Será que misturar família e relacionamento dá certo?

Se você não quer arriscar seu casamento logo no início, acompanhe a leitura e conheça os prós e contras de morar com a família depois de casar:

Prós e contras de morar com a família depois de casar

Vantagens

Do ponto de vista financeiro, é ótimo não ter que pagar aluguel. O dinheiro do casal, nesse caso, pode ser guardado para dar entrada em um imóvel próprio. Aliás, essa é a principal razão de muitos casais preferirem começar a vida na casa dos pais.

Há também o aspecto acomodação: a casa dos pais é o porto seguro com o qual muitos já estão acostumados, sendo necessário alterar pouco a rotina.

Desvantagens

As dificuldades de quem escolhe casar e permanecer com os pais surgem o tempo todo. Por mais que antes de casar a relação familiar fosse excelente, a tendência é que o casal não se sinta à vontade morando na antiga casa.

Situações nada cômodas, como dividir a cozinha e a lavanderia com os demais membros da casa e não ter praticamente nenhuma privacidade, acabam sendo frequentes. Dependendo do tamanho da residência, o que o casal diz e faz também acaba sendo compartilhado com os demais moradores.

Em casos nos quais o imóvel em que moram tem um só banheiro, ai é que a coisa complica de vez: privacidade igual à zero, e muita confusão nos horários de pico de uso desse ambiente, como manhã e noite.

Como a falta de uma casa própria abala um casamento

Um casal recém-formado tem muito que aprender a respeito um do outro e sobre a convivência a dois, o que envolve todos os aspectos da vida de casados — inclusive o financeiro. Mas, quando se evita sair de casa, as coisas não seguem seu curso natural.

Assim, para que elas sigam um rumo saudável e tudo dê certo, é fundamental o casal assumir a nova condição. E tudo que a acompanha, principalmente a necessidade de ter um cantinho só dos dois. Sem isso, o casamento sofre um enorme desgaste.

Indícios que está na hora de mudar

Quando o casal percebe que as vantagens de morar com a família são pequenas em comparação ao tamanho dos problemas que isso está provocando, é hora de mudar. Se tal fato ainda não ficou bem claro, atente-se a ocorrências de discussões, brigas e mal estares.

Essas dificuldades, se estiverem acontecendo, podem estar sendo provocadas pela falta de um espaço. Nesse caso, pense em financiar um imóvel. Afinal sua felicidade não tem preço, e nem pode ficar para depois.

Não é à toa que o ditado popular diz “quem casa, quer casa”. Em termos simples, esse dito aponta o caminho para o sucesso no casamento: sair de casa e conquistar o próprio lar. Por isso, veja de que jeito um imóvel se encaixa na renda do casal. Há financiamentos de diversos tipos: com certeza um foi feito para vocês!

E aí, identificou se este é o momento certo para sair de casa? Para tomar uma decisão consciente, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail muitas novidades e dicas imperdíveis sobre imóveis!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021