Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Um assunto que tem frequentado nove entre dez rodas de conversas é a atual crise econômica que vivemos no país. No princípio, os argumentos eram de ansiedade e indecisão, mas, felizmente, as pessoas já começam a enxergar saídas e apresentam planos financeiros para enfrentar a situação com mais segurança.

De fato, essa pode ser uma excelente oportunidade para buscar novos hábitos financeiros que podem ajudar a não só atravessar essa fase difícil como também a sair dela melhor do que entrou. E cortar despesas desnecessárias pode significar o primeiro passo importante para a aquisição desses hábitos, que podem permitir, inclusive, que você faça uma economia suficiente para realizar o sonho de comprar o seu apartamento.

Neste post, vamos te ajudar a identificá-las. Confira!

Onde estão os gastos supérfluos?

É de grão em grão que a galinha enche o papo, lembra o famoso ditado. Da mesma forma, são os pequenos gastos que fazemos aqui e ali que, somados, podem significar um montante de peso no final do mês. Na alimentação, no vestuário, no uso do celular, enfim, em tudo o que fazemos no dia a dia podem se esconder custos que poderiam ser cortados sem alterar a sua qualidade de vida.

Para localizá-los, faça uma relação de tudo o que você gasta no mês e procure identificar onde estão as gordurinhas que precisam ser eliminadas. Veja alguns exemplos a seguir:

Supermercado

Dizem que as pessoas tendem a comprar mais se vão às compras de estômago vazio. Verdade ou não, não custa nada fazer um lanche antes de pegar o carrinho do supermercado. Além disso, preparar uma lista que contenha tudo aquilo que de fato você precisa e se ater a ela, evita que saia pegando as coisas aleatoriamente nas prateleiras, o que pode levar a compras impulsivas e desnecessárias.

Guarda-roupas

Tem gente que gastam boa parte de tudo o que ganha com roupas, mas é preciso ter cuidado para não comprar aquela peça maravilhosa que você vai usar só uma vez e nunca mais. Dê uma olhada no fundo do armário, pois lá podem estar escondidas boas surpresas, como uma bela calça de coleções passadas que voltou à moda, ou aquele casaco de que você nem se lembrava. Fazendo isso você evitará comprar o que não precisa e, de quebra, ainda poderá fazer uma bela limpeza no guarda-roupas — e quem sabe até fazer um bazar para se desfazer de algumas peças?

Celular

O ideal seria que o celular fosse utilizado somente para conversas essenciais. Para as outras, o velho telefone fixo continua sendo uma ótima alternativa. As empresas de telefonia fixa oferecem planos ilimitados, inclusive para DDD, para quem gosta ou precisa ficar horas a fio em uma ligação.

Além disso, você pode procurar um plano de celular que seja mais adequado ao seu perfil de consumo, inclusive de internet.

TV a cabo

Você ou sua família assistem mesmo a todos os canais contratados no seu pacote de TV? Será que um plano mais barato não atenderia bem à sua necessidade? Se a televisão é pouco assistida na sua casa, quem sabe somente os canais abertos, captados gratuitamente, não resolveriam? Talvez nesse item você possa fazer cortes importantes.

Água e energia elétrica

Economizar água e eletricidade é uma necessidade no mundo de hoje, não só pelo ponto de vista da economia, mas também pelo aspecto ambiental. Por isso, verifique vazamentos, não deixe lâmpadas acesas sem necessidade e corte qualquer desperdício!

Carro

Manter o carro em dia, bem regulado, evita surpresas com defeitos que podem ser dispendiosos. Além disso, um carro sempre em ordem consome menos combustível, gasta menos pneus e pode ser mantido por muito mais tempo em ótimas condições de uso.

Viagens e lazer

Claro que fazer viagens de férias e sair com a família de vez em quando não são itens supérfluos, que devam ser cortados. Pelo contrário, a vida precisa desses momentos! Porém, planejá-los melhor permitirá que você prepare um orçamento e evite cortes excessivos e desnecessários.

Fazendo um bom planejamento e cuidando bem das suas finanças, você consegue construir pouco a pouco o caminho rumo à compra do apê dos seus sonhos!

Você tem mais alguma dica para compartilhar conosco? Deixe aqui o seu comentário e aproveite para assinar nossa newsletter!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021