Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Imagine a situação: você encontra o apartamento dos seus sonhos onde cada pequeno detalhe parece ter sido feito sob medida para você, menos um deles: o preço. Entretanto, se essa é sua situação atual, saiba que nem tudo está perdido! Confira abaixo algumas dicas para negociar bem na compra de seu primeiro apartamento e fazer aquele precinho que parecia distante da sua realidade caber cada vez mais no seu bolso!

Peça desconto de cara

Não são raras as vezes em que proprietários ou incorporadoras já determinam o valor de um imóvel ligeiramente mais alto que o valor de mercado já pensando nos pedidos de desconto por parte do comprador. Portanto, não hesite em já começar a negociação perguntando a respeito de uma possibilidade de desconto, pois, além de ter a chance de receber uma resposta que muito lhe agrada, você também já estará demonstrando que espera algumas vantagens para fechar negócio.

Use o valor da entrada para aumentar seu poder de barganha

Talvez esse seja o ponto-chave para conseguir um bom desconto na hora de comprar seu apartamento. Seu poder de barganha para conseguir grandes vantagens como taxas de juros menores ou reduzir o número de parcelas do imóvel, por exemplo, é diretamente proporcional ao valor de entrada que você oferece. Planejar-se financeiramente e conseguir oferecer uma boa entrada com certeza fará toda a diferença para você e seu bolso no final das contas.

No entanto, de nada adianta oferecer um valor de entrada que comprometerá sua renda e lhe fará ter problemas com o pagamento das parcelas e suas outras despesas do dia a dia. Negocie, pergunte o que você consegue com 20% de entrada, 30% e assim sucessivamente. Faça a análise de custo-benefício específica para o seu caso a cada pergunta antes de bater o martelo.

Pesquise imóveis semelhantes pela região

Saber o valor real de mercado do apartamento que lhe interessa é algo extremamente importante para conseguir uma boa negociação. Use os apartamentos similares da região como parâmetro e faça a comparação com o escolhido por você. Se o preço que lhe foi passado estiver alto demais, apresente esse levantamento ao proprietário ou corretor e use-o em seu favor para alcançar um bom preço.

Conheça bem cada detalhe do apartamento e da região

Faça uma vistoria minuciosa no imóvel. Pequenos defeitos ou problemas encontrados, além de lhe evitarem dor de cabeça no futuro, também servirão como uma excelente carta na manga para negociar alguns descontos. Se necessário, chame um especialista em construções, ele pode ajudar a checar se a manutenção está em dia. Além disso, não hesite em mencionar tudo que lhe desagrada no entorno do imóvel como um bar barulhento, ausência de estabelecimentos comerciais ou trânsito, por exemplo. Tudo — absolutamente tudo — pode e deve ser usado em seu favor para angariar descontos.

Ofereça sempre uma contraproposta

Nos últimos anos, existiu um padrão no mercado de 5% de desconto. No entanto, o momento atual é bem diferente e há uma considerável chance de conseguir um desconto maior do que isso. Apesar disso, também é preciso ter cuidado e saber a hora de parar de barganhar. Principalmente se o apê que você quer não tem muitos substitutos disponíveis na região, é bem provável que as negociações precisem ser mais rápidas. Sendo assim, tentar pechinchar demais pode lhe fazer perder a compra.

Procure saber a situação do vendedor

Se você souber os motivos da venda do imóvel, isso poderá lhe favorecer muito. Talvez o vendedor precise capitalizar o dinheiro para fazer algum investimento e, nesse caso, como tempo é dinheiro (literalmente), ele pode estar mais disposto a negociar valores, condições e descontos.

Ainda tem alguma dúvida, crítica, sugestão ou comentário a fazer a respeito do assunto? Deixe um comentário para nós!

 


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021