Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Conseguir uma boa entrada é fundamental para poder comprar a casa ou apartamento que você deseja com mais tranquilidade, amenizando o valor das parcelas do financiamento. Nessa hora, muita gente se desfaz de alguns bens, como um automóvel, por exemplo. Mas será que compensa dar o carro de entrada no imóvel? Apesar de ser um bem que vai desvalorizar, ao contrário do imóvel, não é sempre que essa será uma boa opção para a compra do seu apê.

Veja abaixo alguns pontos que você precisa considerar antes de usar o carro como entrada na compra do imóvel e em quais situações vale a pena fazer isso. Acompanhe:

Necessidade e benefícios

Antes de cogitar vender o carro para aumentar o valor de entrada no imóvel, analise o quão necessário ele é e quais os benefícios que ele traz para sua vida. Considere aspectos como conforto, mobilidade, uso para trabalho ou lazer e o transporte da família, por exemplo. Apesar de haver um consenso de que o carro tem gastos com combustível, consertos, entre outros, é importante ver também que ele é muito cômodo e pode ter um papel importante na rotina do dono.

Se você acredita que poderá viver sem o carro por algum tempo, se ele não é fundamental para o seu trabalho ou para a família, vendê-lo pode valer a pena. Um veículo perde valor assim que sai da concessionária e tem gastos como IPVA, combustível, manutenção, etc., trazendo prejuízo. Se esse bem pode virar capital para investir na entrada de um imóvel (que, por sua vez, vai se valorizar e trará diversos benefícios à sua qualidade de vida), por que não usá-lo?

Mas se a ausência do carro trouxer um impacto que te impeça de trabalhar ou aumente seu tempo de deslocamento para atividades importantes, é bom reconsiderar a venda e buscar outras opções, já que o impacto negativo da falta do veículo é maior do que o benefício de aumentar a entrada no imóvel.

Redução de parcelas e poder de compra

Com uma boa quantia para a entrada, as parcelas de financiamento ficam menores. Isso significa menos juros para pagar, o que faz uma grande diferença em longo prazo para o seu bolso. Menos juros, mais economia e, com um tempo menor de parcelamento, mais rápido você vai se livrar da dívida e poderá investir o dinheiro em outras coisas.

Além disso, em muitos casos o valor de entrada pode influenciar na escolha do imóvel, te dando mais poder para optar por uma moradia maior ou mais bem localizada, por exemplo.

O carro se tornará um gasto

Quando se fala em bens, é preciso pensar de maneira lógica e considerar os fatores de mercado. No caso do carro, isso significa reconhecer que ele é um bem que tem vida útil e que, depois disso, precisará ser trocado, pois começará a gerar gastos.

Sendo assim, fica claro que, mais cedo ou mais tarde, será preciso se desfazer do veículo, seja para adquirir outro, seja porque mantê-lo não compensa mais do ponto de vista financeiro ou seja porque ele pode ajudar na aquisição de algo maior.

De toda forma, é inevitável que o carro vai se deteriorar e perder valor de mercado, exigirá manutenções cada vez mais caras, ou que os impostos e gastos para seu uso vão corroer o orçamento do dono. Então, se for para se desfazer do automóvel, que seja na aquisição de algo que você sabe que te trará grandes benefícios de ordem social, pessoal e financeira, como a tão sonhada casa própria.

Tem outras ideias para ajudar na entrada na hora de adquirir um imóvel? Ainda tem dúvidas sobre o processo de financiamento? Entre em contato com a gente ou deixe o seu comentário aqui no blog!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021