Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Com os filhos em casa até o dia da volta às aulas, muitos pais se preocupam como vão dividir a atenção entre as atividades domésticas e os cuidados com as crianças. Como distraí-los o dia todo para que não aprontem nada? Por estarem em fase de descoberta, é comum que elas toquem em todos os objetos e os coloquem na boca. Os acidentes mais comuns com crianças são:

  • Queimaduras, envenenamento, afogamento;
  • Quedas, cortes, sufocação;
  • Choque elétrico e mordidas de animais.

Mudanças nos ambientes da casa facilitam a prevenção de acidentes. Os pais devem ficar atentos à detalhes que passam despercebidos no dia dia. Tomadas expostas, objetos frágeis e/ou cortantes ao alcance dos filhos e facilidade em pegar produtos de limpeza são alguns exemplos.

Cuidados com as crianças

A casa é um lugar cheio de perigos para as crianças e os adultos não devem reprimir a curiosidade e atividade delas, mas precisam protegê-las. Os ambientes têm que ser livres de perigo para os pequenos. Mudanças gerais que os adultos podem fazer para evitar acidentes são:

  • Colocar telas ou grades de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos;
  • Tampar as tomadas para impedir choque elétrico. Oriente seu filho a não colocar o dedo na tomada, pois ele pode ir à lugares que não tenham a proteção;
  • Colocar protetores nas portas para evitar que as crianças prendam a mão ou os dedos;
  • Manter fora do alcance objetos cortantes ou frágeis;
  • Deixar as crianças subirem em pufes, cadeiras, sofás e camas sem um responsável atento;
  • Usar travas que os impeçam de abrir armários;
    Mexer em aparelhos eletrônicos sozinhas;
  • Não deixar as crianças em ambientes limpos recentemente com produtos derrapantes.

Segurança nos ambientes da casa

Muitos pais ficam extremamente preocupados com crianças na cozinha, mas cada lugar da casa tem suas peculiaridades e os adultos devem tomar cuidados em cada um deles. Veja as dicas para prevenir acidentes nos diferentes ambientes da casa.

Segurança nos ambientes da casa

Quarto

Nos quartos, a criançada gosta de pular em cima da cama, fazer guerra de travesseiros, vasculhar os armários. Se os pais quiserem impedir a entrada das crianças nesse espaço da casa para não encontrar bagunça depois, dá para instalar protetores de maçaneta e fechos. Caso os pequenos estejam no quarto, é possível colocar travas nas portas e gavetas dos guardas-roupas. Cadeiras são proibidas perto das janelas. As crianças podem se debruçar.

Sala

Guardar os tapetes ou colocar antiderrapante neles é recomendável para o período de férias. Com mais tempo em casa, durante as brincadeiras as crianças vão correr e aumentarão os riscos de tropeçar. Se a sala tiver escada é necessário usar portões no topo e na base, além de redes ao longo dela, caso seja aberta. A fiação que não pode ser tirada deve ser escondida por trás de móveis que dificulta as crianças de encontrá-la. Já longas toalhas em cima da mesa devem ser evitadas. Os pequenos podem puxar e derrubar objetos que acabam machucando.

Banheiro

O armário de cosméticos, giletes e remédios do banheiro deve ficar fechado e fora do alcance das crianças. Eles não devem associar remédios a pastilhas coloridas, já que formatos de embalagens podem ser semelhantes. Xampus, condicionadores e sabonetes precisam ficar em uma altura que as crianças não os pegue com facilidade. A privada pode ser bloqueada com lacres que impedem que sejam abertos.

Cozinha

A cozinha é o que mais preocupa os pais, por ser o ambiente que expõe diversos perigos. As crianças podem sofrer queimaduras, cortes, sufocação e derrubar objetos. Ao usar panelas, os adultos devem colocar os cabos virados para dentro e de preferência usar as bocas de trás. De preferência, as crianças não devem chegar perto do fogão. O uso de puxa-sacos evita que as crianças peguem sacos plásticos e possam sufocar. Fósforos devem ser guardados em lugares fora do alcance das crianças.

Área de Serviço

Por serem coloridos, as crianças podem confundir os produtos de limpeza com brinquedos ou produtos para consumo, como refrigerante. Além de ficar foram do alcance, é recomendável evitar que não sejam vistos. Procure não conservá-los em garrafas de refrigerante. Baldes devem ser guardados vazios e virados para baixo. Este é o ambiente que os pais precisam cuidar mais para que os filhos não entrem, já que não é um espaço de atividades para eles.

Você adota esses cuidados quando as crianças saem de férias e ficam muito tempo em casa? Compartilhe nos comentários!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021