Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Morar em apartamento em uma grande cidade pode representar uma limitação cotidiana de espaço e de alternativas para completar o seu lar. Por isso, muita gente tem o sonho de morar em uma casa com quintal espaçoso para plantar temperos, flores e ervas. Mas, é simples criar uma horta em apartamento.

Basicamente, você só precisa usar a criatividade para poder montar uma horta em apartamento e saber escolher as plantinhas adequadas para se adaptar e crescer em um ambiente urbano. Afinal, é fácil realizar esse cultivo em qualquer espaço livre da sua casa.

Vale lembrar que essa iniciativa pode trazer diversos benefícios para o seu dia a dia, tais como:

  • Diversificar a sua alimentação com ingredientes naturais e sem agrotóxicos.
  • Possibilidade de apanhar ervas de chás direto de sua horta em apartamento.
  • Contato com a natureza e a beleza proporcionada.

3 ideias para horta em apartamento

1. Utilize caixinhas

Qualquer caixa que não esteja sendo utilizada na sua casa pode se transformar em um pequeno canteiro, seja na posição vertical ou na horizontal. Por contar com um tamanho mais avantajado, as caixas também podem comportar verduras e legumes, como o alface ou a rúcula.

2. Canecas também podem virar vasos

Com um pouco de criatividade, você pode reaproveitar as suas canecas antigas como mini-vasos para o balcão da sua cozinha ou algum espaço na sua varanda. Desse modo, as canetas ainda podem servir como decoração encantadora em uma mesa ou estante.

3. Garrafas plásticas

Se a intenção é colaborar com o meio ambiente não existe nada mais adequado do que reutilizar suas garrafas plásticas na sua horta em apartamento. As suas plantinhas podem ser colocadas dentro das garrafas plásticas para apanhar chuva, cultivar diferentes tipos de temperos e criar uma criativa horta suspensa.

Plantas para a sua horta em apartamento

Você já descobriu diversas opções para elaborar uma hortinha dentro de seu apartamento! Agora, pode dar mais vida e cor ao seu lar. Porém, é essencial conhecer os tipos adequados de plantas. É preciso levar em consideração alguns pontos antes de selecionar as espécies.

As plantas podem exigir uma atenção diferenciada para poderem ser cultivadas com sucesso, saúde e vitalidade nesse ambiente. Portanto, confira a seguir uma seleção com sete tipos de plantas apropriadas para uma horta em apartamento.

Pimenta

Você pode escolher a espécie de pimenta que preferir, pois os cuidados são semelhantes. O cultivo deve ser iniciado no inverno para que possa crescer até o inverno. A pimenta necessita de seis horas por dia de contato com a luz do sol e três regas por semana.

Orégano

O orégano pode atingir até 50 cm de altura e precisa de aproximadamente quatro horas de luz do sol todos os dias. Porém, você deve prestar atenção para não afogar as raízes, uma vez que as regas devem ser feitas com uma quantidade moderada de água.

Manjericão

O manjericão deve ser plantado individualmente em um vasinho em um local com espaço considerável para evitar o aparecimento de pragas. Esse tempero necessita de quatro horas por dia de a luz solar e também de rega diária.

Salsa (ou salsinha)

A salsa exige um vasinho maior com cerca de 30 centímetros. Essa erva precisa contar com 5 horas de contato com a luz do sol todos os dias, mas a água só precisa ser colocada quando o solo estiver realmente seco. Vale lembrar que a muda precisa de um centímetro para se desenvolver novamente.

Coentro

O coentro precisa ser plantado na época mais quente do ano para possibilitar seu crescimento. Já a exigência da luz do sol também é diária e tende a melhorar o sabor. Com relação à água, a rega deve ser apenas para umedecer a terra do vasinho e não deixá-la encharcada.

Cebolinha

A cebolinha não precisa ser cultivada em vasinhos individuais, desde que a terra seja bem nutrida. Essa planta não necessita do contato direto com a luz do sol, mas deve ser deixada em um recinto bastante claro.

A rega dos vasos deve ser feita todos os dias, mas a cebolinha se desenvolve muito bem em qualquer época ou estação do ano. Por isso, é um ingrediente que pode ser plantado em qualquer estado do Brasil.

Você tem uma horta em apartamento? Conte nos comentários a sua experiência!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021