Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Quando se abandona a casa dos pais e se opta por morar sozinho, nem sempre a primeira casa pode ser do tamanho sonhado. Mas, isso não significa que a sua estadia naquele endereço precisa ser algo desagradável. Afinal, existem diversas ações que você pode fazer para seu apartamento parecer maior.

E você nem precisa gastar muito para que fazer essas pequenas mágicas. Não se trata de mudar demais o conceito de sua residência, mas adotar alguns truques simples para facilitar o seu cotidiano e aproveitar cada centímetro do imóvel alugado ou comprado.

Nada que algumas mudanças nos lugares dos móveis, uma decoração muito bem estudada e a utilização de todos os cantinhos sejam o suficiente para o seu apartamento corresponder às suas expectativas. Então, confira algumas dicas a seguir e libere a criatividade!

1. Aposte nos espelhos

Os espelhos devem se tornar os seus melhores amigos, mas não tenha medo de adquirir os produtos mais inusitados que encontrar nas suas andanças. Isso acontece porque uma imagem espelhada proporciona a sensação de que existe mais espaço naquele local.

Além disso, os espelhos também ajudam a refletir a luz natural e fazem com que tudo ao seu redor seja muito mais brilhante e vivo. Contudo, dê preferência para as peças espelhadas maiores e largas, com a possibilidade de ocupar uma parede totalmente.

O objetivo não é ser apenas um local para que a pessoa se olhe nele, mas que atue de maneira intensa na decoração de sua casa, fazendo o apartamento maior do que aparenta na sua planta compacta.

2. Pense nas peças suspensas

Essa opção pode nunca ter passado pela sua cabeça até se deparar com uma propriedade compacta, mas a utilização de móveis suspensos pode ser essencial para deixar a moradia do que jeito que deseja. O ideal é poder visualizar o chão sumindo debaixo dos móveis, fazendo o apartamento parecer maior.

Contudo, evite instalar os móveis suspensos a partir do teto, porque isso poderia resultar em muitas interferências e obras, o que pode não ser permitido em um contrato de aluguel. Nesse caso, tente simplificar todo o procedimento e aproveitar a estrutura à sua disposição.

3. Espaços livres

Não permita que o seu apartamento se transforme em um verdadeiro labirinto, com pouco espaço para circular entre os cômodos. Uma boa opção é usar apenas prateleiras estreitas, uma vez que esses móveis suportam livros, CDs, DVDs e itens que não necessitam de um suporte reforçado.

4. Explore móveis funcionais

Você pode mobiliar o seu lar com móveis multifuncionais, ou seja, as camas com gavetas, mesas retráteis, sofás-cama, utensílios embutidos, enfim, os móveis dois em um. Essa pode ser uma alternativa para usufruir de todos cantinhos e fazer o apartamento parecer maior. Isso também pode funcionar para os seus ambientes.

5. Banheiro compacto

O banheiro de um imóvel compacto tende a ser ligeiramente apertado, por isso, não coloque prateleiras. Troque por nichos na parede que também podem sustentar todos os itens usados. Você também pode fazer móveis sob medida e evitar que móveis grandes demais impeçam a movimentação de moradores.

6. Utilize cortinas

As cortinas podem ser uma excelente opção desde que cubram toda a parede, do teto ao chão. Essa ação faz toda a diferença – e nem pense em usar aquelas cortinas que só cobrem uma janela. Vale destacar também que a cortina pode contribuir para colorir a parede e animar todo o ambiente.

É uma simples atitude, mas pode fazer com que seu apartamento pareça maior, principalmente se acertar na tonalidade. O ideal é apostar em itens mais finos e leves com tonalidades claras e pastéis, para não impedir a entrada da luz natural no seu imóvel.

7. Iluminação estilizada

Uma das preocupações mais comuns é com relação à iluminação dos cômodos. Muitas vezes, um recinto pode ficar mais escuro do que o outro dependendo da oferta de luz solar ou não. Por isso, algumas opções podem facilitar e dar ainda mais vida ao seu lar.

Os balizadores podem ser usados para iluminar os cômodos de sua casa, uma vez que são embutidos e não preenchem muito espaço. Desta maneira, se trata de uma alternativa válida, econômica e compacta para oferecer um ar descolado e intimista para o seu apartamento.

Lembra de algum truque? Já colocou em prática alguma dica acima? Deixe sua opinião nos comentários!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021