Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O episódio “mudar de residência”, apesar de trabalhoso, pode ser bastante agradável, prático e até divertido. Ao contrário, dependendo dos contratempos, pode se transformar em algo desastroso e muito estressante. Por isso, para realizar essa tarefa livre de dissabores, o mais indicado é começar pela organização. Fazer uma lista que enumera e organiza pequenas providências, pode fazer toda a diferença para quem precisa mudar de casa ou apartamento.

Veja algumas dicas importantes:

Quem vai levar tudo?

O melhor é pedir a indicação de alguém de sua confiança, como um parente ou amigo que já tenha feito uso dos serviços da empresa indicada. Pois assim, pode-se ter uma ideia de como funciona todo o proceder da empresa. Depois de receber algumas indicações, é chegada a hora de entrar em contato com cada uma e compará-las, verificando preços e serviços. É importante que essa cotação seja feita, pelo menos, com um mês de antecedência para evitar correria e gastos desnecessários devido à urgência.

Objetos de valor.

É importante que se faça uma lista dos pertences que serão levados pela empresa, assim como seus respectivos valores. Será bem melhor para poder controlar a entrega na hora de descarregar a mudança.

“Enxugando” a carga.

A sua mudança será do tamanho da quantidade de coisas que você possui. Portanto, quanto menos coisas você tiver no momento, menor será o volume a ser transportado. Uma boa saída é praticar o desapego e aproveitar a ocasião para “fazer uma limpa” nos armários e coisas sem muita utilidade que estão guardadas há bastante tempo. Você pode doar esses itens ou anunciá-los em sites de venda por internet, muitos deles oferecem anúncios grátis.

Embalando a casa.

Fazer mudança requer uma quantidade enorme de caixas, fita adesiva e embalagens que protejam os objetos em questão. Entre eles conhecemos um que é ótimo: o plástico bolha. O jornal amassado garante um transporte mais seguro para objetos frágeis, como as louças. Uma prática comum é pedir essas caixas em supermercados. Para conseguir jornais, peça aos amigos e familiares, assinantes costumam não saber o que fazer para se livrar deles.

Lembre-se que você também vai precisar de um pincel atômico e etiquetas para marcar e identificar o conteúdo de cada caixa.

Organizando a mudança

Na verdade, o trabalho começa algumas semanas antes do dia da mudança. Sugerimos, pelo menos, três semanas antes. Assim, aumenta a chance de tudo dar certo.

Um detalhe que ajuda bastante na hora de descarregar os móveis e outros itens é já ter mapeado em que local eles serão colocados na casa nova.

Os pacotes dos objetos devem ser distribuídos de acordo com o cômodo da casa a que pertencem.

As embalagens dos itens mais pesados devem ser colocados no transporte primeiro. Os mais leves irão na parte superior da carga. Já os frágeis, deverão seguir bem embalados e de preferência que esteja escrito “frágil” em tamanho grande e numa parte bem visível da caixa, evitando acidentes.

Itens valiosos e documentos importantes devem ser colocados em uma caixa que esteja bem protegida e lacrada. Se for possível, é mais seguro que você mesmo os transporte.

Lembre-se de guardar objetos de uso imediato como os de higiene pessoal, algumas peças de roupas e remédios, de maneira que estejam à mão assim que necessários.

Aproveite para localizar médicos, hospitais próximos, farmácias e o comércio em geral da nova região. Também verifique o horário da coleta do lixo para programar o pós-mudança.

Bloqueando serviços

Uma data deve ser definida para que alguns serviços do antigo lugar sejam interrompidos ou transferidos para o novo endereço: TV a cabo, assinaturas de revistas, internet e etc. Sugerimos que seja de dois a cinco dias antes da mudança.

Ativando serviços

Tomar as providências para que todos os serviços de primeira necessidade estejam funcionando quando você chegar à nova casa, como: telefone, TV a cabo, água, luz, coleta de lixo, serviço de correio e etc. Também é muito útil fazer uma cópia das chaves da nova casa Sugerimos que seja feito, pelo menos, dois dias antes da mudança.

Comunicando o novo endereço

Não deixe de avisar aos seus amigos e familiares, escolas, local de trabalho, seu banco, cartão de crédito, assinaturas de revistas e outras empresas das quais você é usuário de serviços, que agora você está em novo endereço. Atualize o que for possível pela internet, um dia antes da mudança.


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021