Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Procurar imóvel para locação é uma tarefa das mais trabalhosas. Além de avaliar vários anúncios online e depois agendar visitas para conhecer o imóvel pretendido, será preciso, ao decidir por um deles, apresentar garantias ao locador. Entre elas está o seguro fiança.

A lei do inquilinato determinou o seguro fiança como uma das modalidades de garantia para locação de imóveis residenciais e comerciais. Uma ótima alternativa para quem não possui fiador nem a possibilidade de caução.

Por ser um produto financeiro, o seguro fiança assegura ao proprietário todas as obrigações como multas ou possíveis reparos no imóvel. E por representar um bom negócio para ambos os lados envolvidos em uma locação, é uma das modalidades mais utilizadas como garantia locatícia.

Como escolher o melhor seguro fiança

Desde que surgiu após a publicação da lei do inquilinato no começo dos anos 90, o seguro fiança tornou-se um produto financeiro viável para várias seguradoras. Com isso, vários benefícios passaram a ser oferecidos para que os clientes escolhessem uma empresa.

Serviços foram agregados ao longo do tempo: cobertura de pintura, manutenção nas redes elétricas e hidráulicas por exemplo são diferenciais interessantes. Mas, de modo geral, para contratar o seguro fiança é importante que quem esteja locando peça orientação a um profissional, como por exemplo, o corretor com quem ele fez negócio.

Mesmo com vários serviços agregados, o mais importante é ficar atento ao valor, e este é um fator que você deve levar em consideração na contratação do seguro fiança.

Quanto custa o seguro fiança?

O seguro fiança geralmente tem o valor de um aluguel e, olhando este aspecto, pode parecer até barato, já que elimina uma série de aborrecimentos – como pedir favor a um fiador, por exemplo.

Mas o seguro fiança tem a validade de um ano e deverá ser renovado obrigatoriamente durante o contrato. E, diferente de outra modalidade de garantia locatícia (caução), esse valor não será devolvido ao locatário. Desse modo, o seguro fiança acaba sendo um pouco caro, pois o inquilino “perde” o dinheiro pago.

Também é possível contratar o seguro fiança por toda a duração do contrato e parcelar o pagamento, mas é bom ficar atento, pois os valores serão proporcionais ao período de cobertura.

As empresas justificam esse valor porque em caso de inadimplência, o proprietário receberá os valores por parte da seguradora, que pode ter de cobrir as despesas em caso de despejo e honorários de advogados, se estes forem necessários.

Como contratar o seguro fiança?

Mesmo com as renovações anuais, é provável que você considere o seguro fiança como forma de alugar o imóvel que você pretende morar ou trabalhar.

Será necessário passar pelo crivo da análise de crédito da seguradora, a qual exige uma renda de, em média, quatro vezes o valor do aluguel do imóvel desejado. Isso pode atrapalhar o desejo de alugar uma casa ou apartamento, mas o lado positivo é que essa renda poderá ser composta por mais de uma pessoa que for morar na casa.  

O seguro fiança é um importante aliado para quem deseja alugar um imóvel, mas que não pode contar com o apoio de um fiador. Antes de contratar o serviço, é importante ficar atento aos valores e aos diferenciais da seguradoras.

Conhece alguma situação diferente para contratação de seguro fiança? Conta pra gente nos comentários!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021