Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A empolgação é tanta quando se trata de mudar para a casa dos sonhos que às vezes podemos esquecer de alguns cuidados essenciais antes de comprar ou alugar um imóvel. O diagnóstico, instalação e manutenção periódica da parte elétrica. Muitas vezes, entende-se por parte elétrica apenas o que envolve lâmpadas e tomadas, mas ela vai muito além disso. As instalações elétricas também estão relacionadas ao uso de aquecedores e ar condicionados, por exemplo. Outro ponto importante a ser observado, que está diretamente relacionado à instalação elétrica, por compartilhar o mesmo risco de incêndio e explosão, é a tubulação de gás. Por isso, apresentamos algumas dicas para que a segurança o acompanhe nesse novo lar e continue a fazer parte da rotina da sua família.

Sobrecarga de energia

Antes de alugar ou comprar seu imóvel faça uma vistoria em todo o sistema elétrico do local. Vale à pena contratar um profissional especializado para prevenir possíveis acidentes e despesas extras. Por isso, certifique-se que a fiação existente está em condições técnicas de suportar a demanda do seu uso cotidiano. Ar condicionado e aquecedores elétricos precisam de uma alta potência, então para evitar um curto-circuito, antes de instalar qualquer equipamento, a estrutura existente deve ser segura.

De olho no gás

Se você pretende instalar uma tubulação de ar condicionado na sua casa nova, a primeira providência é certificar-se que a rede elétrica irá comportar o gasto de energia do aparelho. Após isso, a instalação e a manutenção precisam ser periódicas: é necessário higienizar o filtro e o duto, pois eles acumulam sujeira e podem distribuir bactérias, ácaros, e fungos para todo o ambiente. Para evitar doenças respiratórias faça a limpeza constante do aparelho e garanta o bem-estar da sua família.

O gás encanado para o uso do fogão, mais comuns em apartamentos, apresenta uma série de vantagens. Além do conforto, pois o ponto do gás pode ser ampliado para a utilização do aquecimento da água e demais cômodos, outro fator importante é a segurança. Já que não é necessário armazenar um botijão extra, prática comum em muitas casas, que representa risco de vazamento ou até explosão. Outro benefício é que o fornecimento contínuo assegura a utilização total do combustível, fato que não acontece com o conteúdo do botijão. Mas lembre-se: esse sistema também requer manutenções constantes.

Cuidado como aquecedor

Tanto os aquecedores elétricos quanto os a gás devem ser regulados constantemente. O mais perigoso deles é o a gás, pois se não estiver dentro das normas de segurança pode expor a sua família a situações extremas de saúde, podendo até levar à morte.

Para tornar a temperatura do ambiente ou da água aquecidos, esse equipamento queima o gás de maneira incompleta. Nesse processo, o monóxido de carbono é liberado. Caso o aparato não esteja regulado adequadamente, a substância sem cheiro e cor, pode consumir o oxigênio do local, provocando a asfixia de pessoas ou animais.

Assim, verifique se o dispositivo está instalado em um ambiente com ventilação natural, próximo às janelas ou onde há bastante circulação de ar. A manutenção deve ser realizada periodicamente, no mínimo uma vez ao ano, mas você também pode fiscalizar o aquecedor verificando se a chama que exibe a queima do gás é da cor azul. Caso ela apresente o tom amarelo ou alaranjado, significa que a combustão está sendo feita de maneira incompleta e apresenta riscos. Nesse caso, chame um profissional. Nunca, mas nunca mesmo, tente fazer um reparo sozinho.

Se você precisar fazer uma reforma, não deixe de ler o post sobre o Cartão Construcard que financia materiais de construção.


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021