Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Ter um cachorro em apartamento ou casa é sempre uma alegria, mas exige muita dedicação e um cuidado especial com a saúde do animal, bem como com a limpeza da casa.

No caso dos apartamentos, quando os bichos vivem em ambiente interno, a atenção deve ser redobrada: os cães, principalmente, podem deixar um odor bem característico, podendo ser seu cheiro natural ou mesmo alguma necessidade que tenha escapado por um motivo.

Por isso, ter um animal de estimação em apartamento pode dar um pouco mais de trabalho, mas é possível! Para te ajudar na missão de deixar sua casa sempre limpa e cheirosa, separamos algumas dicas para você pode incorporar ao seu dia a dia.

1. Mantenha uma rotina de limpeza

Essa é a principal dica para manter a casa sempre em ordem e com um cheiro agradável. Monte um planejamento semanal que você possa cumprir, dividindo os afazeres durante os dias.

Algumas atividades devem ser feitas diariamente ou em dias alternados no caso de quem tem bichinhos, como varrer a casa, passar aspirador nos estofados e passar pano no chão.

Recolher fezes e xixi do cachorro é uma tarefa necessariamente diária, limpando o espaço que ele usa para fazer as necessidades com um pano com álcool ou desinfetante.

2. Adestre seu cão

Ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades em um só local ajuda muito na hora de manter a casa limpa. O ideal é começar logo no primeiro dia do pet em casa, limitando o espaço onde ele fica e forrando tudo com jornal – ou deixar ele solto pela casa, mas deixar um local como o “banheiro” dele, colocando os jornais no chão e levando o bichinho sempre até lá quando ele estiver prestes a fazer as necessidades. Ele certamente fará tudo em cima do papel depois de um tempo.

Nas semanas seguintes, vá retirando o jornal gradualmente, até que sobre apenas uma folha aberta. A cada vez que o cão fizer xixi ou cocô no lugar certo, presenteie-o com um petisco e elogie-o. Se ele insistir em fazer no lugar errado, leve-o até o lugar certo e mesmo que faça só um pouquinho no jornal, gratifique.

3. Evite o excesso de pelos pela casa

O aspirador de pó é um aliado imprescindível para quem tem cachorro em apartamento. Os bichinhos acabam soltando muito pelo e algumas raças soltam mais que outras. Se esse é o caso do seu melhor amigo, escove-o todos os dias com uma escova apropriada e mantenha a tosa dele em dia.

Se o pelo gruda na sua roupa, não coloque a peça na máquina. Primeiro, passe um rolinho adesivo ou uma escova para retirar tudo o que for possível. Os pelos nas roupas dentro da máquina de lavar podem grudar em outras vestimentas.

4. Limpe sempre os potes de ração

Diariamente, ao fim do dia, lave o pote de ração e de água do seu cão. A umidade no prato de comida pode causar fungos e levar a uma dor de barriga ou quadro de intoxicação no bichinho. Além disso, a vasilha de água também deve ser limpa frequentemente, pois, além dos fungos que podem se desenvolver ali, também há o risco da criação de mosquitos transmissores da dengue.

5. Elimine o cheiro característico do cachorro

Existe uma ótima solução caseira para tirar de uma vez por todas aquele cheirinho característico com o qual os donos até podem se acostumar, mas as visitas sempre sentem.

Dilua 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco em 1 litro de água e passe com um pano no chão. O vinagre é poderoso na hora de eliminar os odores, não mancha o piso e não causa alergias. E pode ficar tranquilo: a diluição na quantidade certa de água não vai deixar seu apartamento com cheiro de vinagre.

6. Limpe bem os sofás e tapetes

Acidentes podem acontecer e sempre há o risco de o cão fazer xixi, cocô ou até mesmo vomitar sobre o sofá, poltrona ou tapete.

Se isso acontecer, no caso do cocô e do vômito, retire toda a parte sólida e comece a limpeza: limpe com água e detergente, esfregando com uma bucha. Seque deixando algumas folhas de papel toalha com um peso sobre elas, como um livro.

Para retirar o cheiro, use a mesma solução de água e vinagre, mas em outra medida: 100 ml de água para 50 ml de vinagre. Borrife no local sem esfregar.

7. Dê banho frequentemente

Cão em apartamento exige também uma atenção especial com a higiene do próprio pet. Um cachorro que vive em ambiente interno deve tomar banho uma vez por semana, em média (consulte um veterinário para saber se a raça do seu cachorro permite essa frequência). Leve-o a um pet shop de confiança, dê banho em casa ou compre produtos para um banho a seco.

Para o banho a seco, há uma solução caseira fácil de preparar: uma parte de água morna, uma parte de vinagre de maçã e outra de álcool. Molhe um pano na mistura e passe em todo o corpo do animal, tomando cuidado com os ouvidos. Depois, seque com uma toalha e finalize com um secador de cabelo para não ficar nada molhado. Além de prática, essa solução não corre risco de ser alérgica para o animal, como alguns shampoos.

No mesmo dia em que o animal tomar banho, limpe bem a caminha onde ele dorme, seu cobertor e seus brinquedos. Se for possível, deixe esses itens no sol por algumas horas.

8. Aposte em cheirinhos de ambientes

Os produtos disponíveis no mercado para perfumar não resolvem o problema do cheiro do animal, mas podem ajudar a deixar a casa mais cheirosa. Compre produtos perfumados específicos para passar no chão, aromatizadores de ambiente, incensos e borrifadores de perfume para a casa. Depois de uma boa limpeza, finalize com esses produtos para deixar um cheirinho agradável no ar.

Ter cachorro em apartamento pode até ser trabalhoso, mas é compensador comparado ao carinho e amor que eles nos proporcionam. Por isso, seguir as dicas acima pode fazer você manter a casa sempre limpa para desfrutar de bons momentos com seu melhor amigo canino.

A maior dica é sempre ter paciência e se conscientizar de que imprevistos podem acontecer e de que sempre é possível resolver a situação com os produtos certos.

Agora que você já sabe tudo sobre como manter a limpeza e o cheirinho do ambiente mais agradável, confira qual é o melhor animal de estimação para ter em casa.


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021