Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

É bem possível que você já tenha visto, em algum momento da infância, o seu avô ou avó calculando os gastos da família. Se você se esforçar, pode até se lembrar de uma velha caderneta que acompanhava o bolso da camisa do avô com uma caneta.

Essa lembrança de infância ou a ausência dela pode sinalizar a preocupação de sua família em manter o controle sobre o próprio dinheiro. Calcular os gastos da família é um hábito importante para quem deseja ter as finanças organizadas. Saber exatamente o que se ganha e o que se gasta, e para onde vai esse dinheiro, pode te ajudar a planejar a sua vida financeira e a realizar sonhos.

A velha caderneta do seu avô podia até ser uma boa maneira de manter o controle, mas, hoje, já pode ser considerada ultrapassada. Atualmente, existe uma variedade de recursos tecnológicos que podem auxiliar na tarefa de controlar os gastos de forma prática e rápida.

Confira 5 ferramentas que vão te ajudar a calcular gastos:

1. GuiaBolso

O aplicativo GuiaBolso permite fazer o controle total dos seus gastos por meio da integração com as suas contas bancárias. Você baixa o app e permite que ele acesse todas as informações da sua conta, cartões de crédito e outras movimentações. Assim, todos os seus gastos ficam atualizados na tela do seu smartphone e você pode acompanhar cada transação assim que ela acontece.

O app é totalmente gratuito e também permite que você acrescente qualquer conta ao seu controle. Por exemplo, se o pagamento da sua manicure é feito em dinheiro, você pode acrescentar essa categoria para continuar o seu controle independente da forma que a despesa é paga.

Outra funcionalidade interessante do GuiaBolso é a possibilidade de fazer planejamentos: ele permite que você estipule metas para organizar melhor o seu dinheiro. Você pode planejar quanto precisa juntar na poupança ou em outra aplicação para conseguir fazer uma viagem ou atingir outro objetivo desejado. Disponível no Google Play e Apple Store.

2. Checkbook

Checkbook está disponível apenas em inglês e foi inspirado nos famosos talões de cheque, que hoje são tão pouco usados. Você se lembra de que os talões oferecem uma área para fazer o controle do saldo da conta no banco e também para anotar quando o cheque “cairia” na conta? Pois é, este aplicativo aperfeiçoou essas possibilidades e as trouxe para os tempos de hoje.

O app oferece a versão gratuita mais simples e, de acordo com o acréscimo de serviços usados, as funcionalidades vão se tornando pagas. É possível adicionar quantas contas desejar, sem a presença de anúncios. Mas, se você precisa compartilhar as informações de sua conta e gastos com outra pessoa, por meio de um acesso à conta conjunta, por exemplo, esse aplicativo não permite.

3. Organizze

Organizze é um app disponível em português que você pode acessar tanto do smartphone quanto do computador. Ele te auxilia a fazer o controle de gastos de forma mais visual e didática. Com a ajuda dele, seus gastos são dispostos em gráficos simples e coloridos que te ajudam a ver melhor para onde está indo o seu dinheiro.

Esse app também permite criar alertas que vão ajudá-lo a pagar as contas em dia e evitar gastos com juros por atraso de pagamento. Outra funcionalidade importante é a da formação, que oferece conteúdos para que você seja capaz de manter a sua educação financeira em dia e saiba lidar melhor com suas finanças a cada dia.

4. Grana

Grana é mais um app que te ajuda a calcular gastos. Com um design amigável e fácil de usar (os criadores do aplicativo garantem que até aquele seu avô que usava a caderneta física consegue), o Grana oferece a possibilidade de importar dados de qualquer planilha, mesmo aquelas que estão no Google Docs.

Ele também separa seu orçamento por dia, semana, mês e ano, de forma que você se sinta estimulado a cumprir suas metas de gastos e mantenha seu orçamento em ordem. Ele é compatível também com o SMS do Banco do Brasil, do Bradesco, da Caixa, do Itaú e do Santander.

5. Orçamento Inteligente

O app Orçamento Inteligente é mais uma opção para o controle de gastos e está disponível gratuitamente em português para iPhone, iPod Touch, iPad (requer iOS 4.0 ou superior). Com um design estilo retrô, ele ajuda aquelas pessoas que gostam mesmo é do estilo do caderninho de controle financeiro escrito à mão, mas que não abrem mão da tecnologia no controle das despesas.

Os gastos podem ser apresentados por dia e separadas por categorias como roupas, hotel, estudo, gasolina, animal de estimação, combustível, moradia, salários e rendimentos. Também é possível visualizar suas receitas e despesas por categorias, tudo organizado e bem colorido.

A partir de agora, não será por falta de opções de aplicativo de controle de gastos que você ficará com a sua vida financeira bagunçada. Experiente um desses e veja qual se encaixa melhor ao seu estilo de vida e forma de lidar com o dinheiro.

Aproveite para mostrar essas ferramentas para todas as pessoas da sua família, para que elas possam conseguir controlar os gastos e alcançar os seus projetos pessoais. Sempre há alguma coisa a ser realizada, um sonho para ser conquistado, um planejamento a ser concretizado. Para o seu avô que fazia o controle com a caderneta de papel, poderia ser a compra da casa da família; para os seus pais, pode ter sido a economia para pagar a educação dos filhos.

E para você, o que será? Pode ser juntar dinheiro para fazer a viagem dos sonhos, comprar o primeiro veículo, juntar dinheiro para comprar um imóvel ou talvez quitar uma dívida. Se for este último caso, não deixe também de conferir nossas dicas de como fazer isso sem passar sufoco!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021