Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O financiamento da compra de um imóvel é uma coisa que costuma demorar anos, nesse período muitas coisas podem acontecer, inclusive novas ofertas de crédito por outros bancos que podem, muitas vezes, serem mais vantajosas para o mutuário.

Desde 2006 o Banco Central permite a portabilidade do financiamento imobiliário, mas apenas recentemente essa modalidade passou a ser considerada pelas pessoas que querem migrar de Banco na hora de pagar a casa própria. A ideia é que isso estimule a concorrência dos bancos para que eles ofereçam melhores taxas e opções para os clientes

Assim, ao transferir a dívida de banco, o mutuário teria algumas vantagens, como juros mais baixos ou parcelas mais em conta. A portabilidade é feita através pelos dois bancos, o antigo e o novo, de uma forma totalmente digitalizada, e a instituição financeira original tem um prazo determinado para liberar a portabilidade. Nesse momento o novo banco quita a sua dívida com o banco anterior, você passa então a ser credor dessa nova instituição.

Nosso parceiro, Humberto da Humberto, da GM Financiamentos alerta que para fazer essa migração o cliente deve estar atento e procurar um bom banco. Para saber se a transferência deve se colocar tudo na ponta do lápis para descobrir se a nova oferta é realmente vantajosa.

Outro cuidado que se deve ter é ficar atento para que a nova instituição não tente incluir algum serviço ou tarifa, tentando levar vantagem nessa transação, a prática abusiva da venda casada ocorre se houver a imposição de contratação de algum produto ou serviço pelo banco pra a obtenção do empréstimo. Os únicos seguros que podem ser cobrados são o Seguro de morte ou invalidez e o seguro de danos físicos ao imóvel.

Outro ponto que precisa ser lembrado é que as taxas de cartório, entre outras, precisam ser pagas à vista, assim é  preciso se lembrar de separar a quantia para arcar com gastos da avaliação do Imóvel, das análise jurídica, das certidões e do cartório.


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021